Muitas empresas e profissionais vivem de comissão proveniente da veiculação de publicidade, seja em veículos como rádios, tv e impressos. A questão é que para alguns é mais vantajoso e polpudo direcionar o investimento em publicidade para canais mais caros ou com pacotes mirabolantes e de longo prazo.
A pergunta que eu faço é: E o resultado do cliente? Como estes profissionais apresentam a seus clientes o resultado x investimentos em publicidade? Esta forma de trabalhar se tornou um ciclo vicioso em certos mercados, tornando os clientes acostumados a investir em campanhas sazonais em veículos de massa e no fim, esperar os mesmos resultados de sempre.
Mas vamos por partes: em primeiro lugar quero ressaltar a importância, aliás a obrigação de mensurar os resultados de cada campanha veiculada em algum canal de comunicação. Se a sua agência ou profissional de marketing não apresenta estes resultados então você deve exigi-los. Com estes resultados faça estudos, sugira novos canais e formatos de levar seu produto ou serviço a um público mais específico.
Imagine a seguinte situação:
Sua empresa vende meias personalizadas, neste caso você investe entre 60% e 70% do valor destinado a publicidade em veículos de massa como rádio e tv, pois imagina que dessa forma um número maior de possíveis clientes estará sendo impactado pela mensagem certo? Talvez!
Você sabe quem consome seu produto? Que tipo de personalização é mais procurado pelos seus clientes? Onde seus clientes estão agora, vendo tv, ouvindo rádio, conectados em mídias sociais? Caso você não tenha todas as informações dilua a comunicação entre diversos canais e crie formas de medir a resposta de cada um.
Neste caso especificamente, utilize números de telefone pouco conhecidos em campanhas impressas, dessa forma quando o telefone tocar, provavelmente saberá a origem do veículo que gerou o interesse do seu cliente. Aproveite do poder e do baixo custo das mídias sociais e exponha conceitos além do produto, pergunte, sugira, provoque as pessoas para conhecer suas necessidades e perfis de acesso à internet. Vale lembrar que já existem mais telefones do que pessoas no mundo, ou seja, um mercado imenso de pessoas conectadas a mídias sociais o tempo todo.
Utilize canais dinâmicos como SMS marketing, enviando mensagens a seus clientes cadastrados, este tipo de mídia é barata e tem um alto poder de impacto, ou seja, você sempre ira encontrar seu cliente o que nos leva a maior máxima dentro do mercado de comunicação ‘SEJA RELEVANTE’, ser relevante é dizer ao seu cliente o que ele quer saber, quando e como ele quer saber.
No pior dos casos, ao término destas ações você conhecera o poder de impacto e de resultado de cada canal de comunicação. Não se esqueça, levante o custo por cliente em cada campanha que deseja iniciar. As vezes enviar um SMS com um link de uma promoção pode ter um custo por cliente próximo de R$0,05, ou seja, pra falar com cada cliente sua empresa terá um custo inferior a R$0,10,
Pense nisso!